O novo nascimento

Salvação, Sermões

Introdução

A conversa de Jesus com Nicodemos revela que mesmo ele crendo em Jesus, não era salvo!

O Líder Religioso com boas intenções

Nicodemos foi um dos 3 homens mais ricos em Jerusalém, príncipe, principal do sinédrio feito por fariseus e saduceus que é o órgão que se preocupa em manter a paz religiosa diante dos Romanos. 

  • A função do sinédrio era  acompanhar e julgar cada novo profeta ou falso profeta que surgisse, principalmente se dissessem ser o messias.
  • Como Nicodemos era muito importante, imagina-se que tivesse medo do que os outros iriam pensar ao vê-lo encontrar-se com Jesus.
  • Nicodemos chamou Jesus de Rabi, que significa Mestre!
  • Mestre vindo de Deus é uma referência ao Messias.
  • Nicodemos era um fariseu, que significa “os separado”.

“Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.” – Atos 15:5

Os fariseus representavam o povo, tinham forte influência entre os judeus, e esse grupo formava uma seita. 

Foram fundadores da Sinagoga, responsáveis por exterminar a idolatria, mas aos poucos foram engolidos por suas tradições e religiosidade, tornando-se hipócritas e inimigos de Deus.

Você precisa nascer de novo

Se não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus!

O reino de Deus referido aqui é a obra da criação totalmente restaurada sem pecado, como Deus a fez no princípio (Gn 1:1)

  • Um pedaço do reino foi perdido com a entrada do pecado no mundo
  • Jesus veio resgatar o que se havia perdido e unir o reino de Deus. 
  • As curas eram sinais, porque passam a mensagem de restauração. 
  • Jesus traz de volta o perdido para Deus! 

Nascer da água e do espírito não é simplesmente o batismo na água e batismo no Espírito e sim, a regeneração que se inicia a partir da nossa decisão pública de seguir a Cristo e confessá-lo diante de Deus e dos homens. A regeneração é feita somente por Deus.

A água é o símbolo da purificação que o evangelho eficaz faz em nossa vida interior, trazendo vida para um novo começo, nova vida! 

A bíblia é cheia de referências da água como tal atributo (Efésios 5:25-27).

25. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

26. Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

27. Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Efésios 5:25-27

Através do batismo e confissão de Cristo como nosso Senhor e Salvador somos novamente conectados à videira verdadeira e passamos a ter um relacionamento restaurado e conectado com Deus.

Uma Necessidade

Quem é nascido da carne é carne. A referência é ao pecado e não ao corpo, mas ao estado pecaminoso e depravado do homem. Sendo assim, o corpo e a alma estão em pecado, de maneira que até a mente está contaminada. 

Mas quem é nascido do Espírito Santo é homem espiritual, guiado pela vontade do Espírito.

O batismo é uma necessidade, necessitamos ser nascidos do Espírito para compreender as coisas espirituais, isso não significa que não iremos pecar, mas com certeza estaremos mais próximos do Pai para pedir o seu perdão e que Ele nos conduza ao caminho da busca pela santidade e comunhão com Ele.